Texto: atos 3. 19-21. Tema: Arrependei-vos e convertei-vos
No contexto bíblico, o arrependimento e a conversão são aspectos fundamentais da fé cristã. O arrependimento não é apenas um ato de contrição, mas uma mudança genuína de coração e mente.
Converter-se significa abandonar as práticas pecaminosas e seguir o caminho de Deus. É crucial entender que o arrependimento não é um sinal de fraqueza, mas sim de força e coragem para reconhecer nossos erros e buscar a reconciliação com Deus.
Ao nos arrependermos e nos convertermos, experimentamos a graça, o perdão e a natureza divina, encontrando renovação e paz em Deus.
O que significa arrepender-se e converter-se em Atos 3:19?
Arrepender-se em Atos 3:19 significa mudar de direção em relação ao pecado e a minhas regras de viver e voltar-se para Deus em busca do perdão, da reconciliação e transformação espiritual através dEle.
O reconhecimento de que precisamos ser guiados, é o início de um processo de cura e transformação interior. Reconhecer nossas fraquezas, pecados e arrepender-se diante de Deus são passos essenciais para o amadurecimento espiritual
Deus sabe que você vai pecar, Ele não espera que você eu não peque mais, Ele sabe que nossa natureza é caída, mas espera que você tenha njo ao errar, espera que nós não mais aliemos a vida de pecado. 1 João 1.9-10
--------------------------------
1 / Vamos tentar definir o que é arrependimento genuíno.
A palavra e transliterada para nosso português como metanoia = mudança de mente, de caminhos, de propósitos, Isso significa alinhar-se com Deus e com seu propósito.
Não se trata apenas arrependimento, mais essa palavra denota também a meia volta, ou conversão. Arrependimento no sentido literal é a volta para Deus, e para Sua santidade. Isso toca o coração de Deus.
A missão do Espirito Santo na terra sempre foi levar a humanidade ao arrependimento, através da Palavra de Deus.
(Atos 3:15) - Depois da penetrante acusação de assassinato no versículo 15, Pedro agora adota um tom gentil e suplicante. Chamando os seus ouvintes de irmãos, ele reconhece que foi pela ignorância que eles cometeram este crime horrível.
Paulo diz que é um profundo pesar pela nossa vida de pecados contra Deus.
O apóstolo Paulo ensinou: A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, mas a tristeza do mundo opera a morte (2 Coríntios 7:10).
Podemos sentir tristeza, vergonha e desânimo segundo o mundo quando pecamos (depressão, vergonha, ficamos descochados como dizem). No entanto, esse arrependimento segundo o mundo, Paulo chama de tristeza, e não metanoia.
A tristeza segundo Deus e o verdadeiro arrependimento. Quando sentimos tristeza segundo Deus, reconhecemos nossas falhas e queremos melhorar. Temos esperança no futuro e sentimos o amor do Salvador por nós.
Ao nos voltarmos para o Salvador a fim de nos arrependermos, nós O convidamos a transformar nosso coração e converter nossa tristeza em alegria.
O arrependimento provoca torpor, abatimento do ânimo, choro, pranto e isolamento temporário e o repensar de toda um existência indo na direção contraria, e voltamos para Deus.
Tiago 4:9-10 ARC / Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. O pecado não controla mais, e sim o Espirito santo.
O verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e mente, e não apenas uma mudança no comportamento, ou de religião. 2corintios 5.17 / Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
O arrependimento gera a nós uma nova oportunidade de viver a vida corretamente.
Tristeza do mundo versus tristeza segundo Deus. A tristeza do mundo nos abate, extingue a esperança e nos persuade a ceder a mais tentações.
A tristeza segundo Deus leva à conversão e à mudança de coração. Faz com que odiemos o pecado e amemos a virtude. Incentiva-nos a levantar e a andar na luz do amor de Cristo.
Se alguém não mudou sua forma de pensar e agir diante de Deus, continua ainda nos mesmos pecados, e não há progresso em direção a Deus, ainda não aconteceu arrependimento, mas você está em processo de mudança.
Filipenses 1.6 / Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.