Série: Os dons espirituais. O dom de discernimento de espíritos
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG
01 Novembro, 2024
Série: Os dons espirituais. O dom de discernimento de espíritos
O discernimento de espirito nos oferece um ambiente de clareza adiante do sobrenatural. Discernir significa o mesmo que perceber vendo ou ouvindo, logo significa ver e ouvir na dimensão dos espíritos.
O que o discernimento de espíritos não é: Não é discernimento somente, mas discernimento de espíritos. Não é uma adivinhação, nem penetração metal. Não é controle da mente alheia. Nem muito menos para poder saber falhas alheias.
Discernimento de espíritos lida com espíritos. Espirito do homem, Espirito de Deus, espirito humano. Não é ver demônios e anjos, isso não é discernimento de espíritos.
O discernimento de espíritos não somente leva a presenciar e saber a dimensão espiritual de satanás, mas também a dimensão de Deus. Exemplos bíblicos podemos citar aqui onde homens de Deus adentraram a dimensão espiritual e sobrenatural, e viram a gloria de Deus, e também viram demônios, seres espirituais do mal.
1 / Espíritos Malignos: No Édem o diabo passou desapercebido, por que o coração de Eva se inclinou para a soberba e desejo contrário a vontade de Deus.
- Podemos ver m Gn 3, que nossos desejos e vontades neutralizam esse dom. Temos que estar em espirito para fazer uso dele.
- O orgulho, soberba, desejos altivos, a vontade da carne neutraliza o discernimento de espíritos.
- À medida que a história progride, a serpente é apresentada na bíblia em vários textos como instrumento de um certo poder espiritual oculto.
- No Novo Testamento, Jesus relaciona a serpente ao diabo (Jo 8:44), como também o faz Paulo (Rm 16:20; 2 Co 11.3; 1 Tm 2.14) e João (Ap 12:9-20.2). Em todos estes exemplos, a fonte da tentação é objetivamente distinta de Deus ou do ser humano.
- Em nenhum caso, a serpente é considerada apenas a personificação da tentação ou a representante do poder da tentação, ela é referência a um poder, a um espirito mal.
- Presumo e resumo aqui que o diabo sendo um espirito ele usa a matéria para se manifestar em muitas ocasiões. Podendo assim ter formas diferentes e ações diferentes no mundo físico.
Usando animais, e seres humanos em suas variadas manifestações, além de ser o tentador, ele pode se materializar. (Ex: A serpente – Pedro um dos discípulos de Jesus)
2 / O diabo tem um exército de espíritos malignos classificados no novo testamento em efésios 6.12 / pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
- E no antigo testamento podemos ver esse exército também agindo, so que não identificado minuciosamente como Paulo o faz no novo testamento.
1 Reis 22. 19-23 Nova Versão Internacional - Português (NVI) / Micaias teve discernimento de que aquela guerra era espiritual. Primeiro foi formalizada no ambiente dos espíritos. Micaias prosseguiu: Portanto, ouça a palavra do SENHOR: vi o SENHOR assentado no seu trono, com todo o exército dos céus diante dele, à sua direita e à sua esquerda. Então, o SENHOR disse: Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? Um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que finalmente um espírito saiu e se apresentou diante do SENHOR e disse: Eu o enganarei. De que maneira? perguntou o SENHOR. Ele respondeu: Sairei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei. O SENHOR disse: Você conseguirá enganá‑lo; vá e faça isso. Assim, o SENHOR pôs um espírito mentiroso na boca de todos estes seus profetas. O SENHOR decretou a sua desgraça.
- Mais uma vez posso lhe declarar aqui. Acabe teve escolha, seu livre arbítrio foi usando? Não havia um decreto de Deus para que aquele espirito trabalhasse na vida de acabe levando ele ao engano e a morte
- espirito agindo na vida e no espirito e alma de Davi. Joabe teve discernimento de estar o rei cometendo um erro
1Crônicas 21:1-8 Nova Versão Internacional - Português (NVI) / Satanás levantou‑se contra Israel e incitou Davi a fazer um recenseamento do povo. Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: Vão e contem os israelitas, desde Berseba até Dã, e tragam‑me um relatório para que eu saiba quantos são.
Joabe, porém, respondeu: Que o SENHOR multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura, todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel?
No entanto, a palavra do rei prevaleceu, de modo que Joabe partiu, percorreu todo o Israel e depois voltou a Jerusalém. Joabe apresentou a Davi o relatório do recenseamento do povo: em todo o Israel, havia um milhão e cem mil homens capazes de manejar a espada e, em Judá, quatrocentos e setenta mil. Joabe, porém, não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim na contagem, pois a ordem do rei lhe parecera absurda. Essa ordem desagradou a Deus; por isso, ele puniu Israel. Então, Davi disse a Deus: Pequei gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura!
Continuação da mensagem na proxima quinta feira / culto de doutrina