Igreja Batista da Provisão

Serie: Os dons espirituais I O dom de discernimento de espiritos parte 2

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 07 Novembro, 2024

Introdução: continuidade do assunto e agora veremos no novo testamento.
----------------------------------------
1 / O discernimento de espíritos no novo testamento trás a evidencia da luz de Cristo diante do nosso andar, falar, pensar, agir, viver como cristão. 

- Temos três alegações ao ser humano nos textos de Paulo: Homem natural, carnal e espiritual
Efésios 5:8-10.   Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Hebreus 5:13-14.  Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

As verdades profundas da Palavra de Deus não podem ser plenamente entendidas com a razão, com nossa psiquê. Esse é o motivo de Paulo afirmar que elas se discernem espiritualmente. 1Corintios 2.14
Os espirituais são aqueles que já cresceram e se desenvolveram a ponto de terem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal

O homem carnal é uma nova criatura, pois nasceu de novo, mas jamais se desenvolveu, nem cresceu. A triste verdade é que o homem carnal pode ficar nessa condição durante toda a sua vida. Talvez nunca passe da etapa da primeira infância na sua condição de nova criatura.

A maturidade também pode começar quando conseguimos enxergar onde estamos sendo imaturos.

Portanto, as palavras natural, carnal e espiritual indicam fases distintas: O natural ainda precisa converter-se. O carnal já se converteu, mas necessita crescer e desenvolver-se espiritualmente. 

O espiritual aprendeu a andar não mais segundo a carne, mas sob o domínio e a liderança de seu espírito, cheio do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
------------------------------------ 
2 / Já que vimos a natureza humana acima, veremos agora o agir do homem espiritual usando o dom de discernimento de espíritos

- 1 João 4. 1-3 / Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.  Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus[a] deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo[b], acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

- Todo ser humano que passa nesta vida está sujeito às investidas de satanás.
Desde que ele conseguiu uma vitória sobre Adão que a porta se abriu e o homem tornou-se vulnerável.

Não há mente humana que não esteja sujeita a insinuações malignas, por mais bem intencionada que seja.

Mesmo o cristão, como um ser espiritual, está sujeito a sua influência: Exemplo típico é o de Pedro, que, no instante que havia sido usado pelo Espírito Santo, foi logo após insinuado pelo próprio diabo (Mt.16:17 - 22 e 23).

Após sua conversão e ser cheio do Espirito Santo foi a vez de Pedro também usar esse dom: O apóstolo Pedro teve a percepção de que Ananias estava mentindo, quando sonegou parte da oferta que prometera a Deus, por esse dom especial de discernir os espíritos (At 5.3). (dons de revelação faz parte desse dom de discernir espíritos)

Na ilha de Pafos, Paulo defrontou-se com uma ação diabólica em Simão o mágico, com o objetivo de impedir a pregação do evangelho ali, e a conversão de uma autoridade pública.

Mas o apóstolo, cheio do Espírito Santo, teve discernimento do espirito e das artimanhas do adversário, e, na autoridade de Jesus, declarou que o opositor do evangelho ficaria cego por algum tempo, o que de pronto aconteceu.

Diante de tamanho sinal, (At 13.12). então, o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor

Paulo também fez uso do dom na cidade  Filipos , na macedonia: O Adversário não satisfeito com a evangelização da cidade de Filipos, na macedônia, resolveu atacar de uma forma muito sutil, usando uma jovem adivinhadora para tecer um dos mais elevados elogios que um pregador poderia receber publicamente.

(At 16.17). Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo” E fez essa declaração elogiosa, durante vários dias.

O Diabo queria iludir o apóstolo, com bajulação e lisonja, para que continuasse livre para agir, após a saída dos servos do Senhor.Assim, Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu (At 16.18).

---------------------------
Conclusão: precisamos desse dom na igreja de hoje, diante desse século mal, esse dom fará e faz toda diferença.

Pr. Adélcio Ferreira - IBPM

Compartilhe

O que é um teólogo ou um pastor liberal?

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 02 Dezembro, 2024

O ESPIRITO DE ORFANDADE E A NECESSIDADE DA PATERNIDADE ESPIRITUAL

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 02 Dezembro, 2024

A soberba precede a ruína.

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 01 Dezembro, 2024

A justificação pela fé em Cristo

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 12 Setembro, 2024

Os Humanos Realmente Evoluíram de Criaturas Símias?

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 16 Setembro, 2024

Série: As 7 Igrejas do Apocalipse. Carta para a Igreja de ÉFESO

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 22 Setembro, 2024

Os Dons do Espírito Santo Hoje

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 12 Setembro, 2024


INSTALE NOSSO APP






Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Rio Grande
75648pm
dom, 7 de Julho
7:28am 10:08 5:37pm