Texto base: 1 Coríntios 9. 23-27 - E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
Introdução: O galardão / recompensa
1 coríntios 3. 12-15 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
O propósito desta avaliação dos crentes da era da Igreja é recompensar o serviço fiel e purificar e preparar a Igreja, a noiva de Cristo, para governar e reinar com o Senhor no reino milenar.
No Tribunal de Cristo, a recompensa será pelas obras feitas aqui na terra.
A palavra recompensa (GREGO= komizo) transmite a ideia de retribuição por algo, ou aquilo que é ganho através do trabalho, como um pagamento.
De acordo com a Bíblia, o galardão do crente é uma recompensa que ele receberá no Reino de Deus, diante do tribunal de Cristo, ou tribunal de Deus, de acordo com as suas obras na terra. 2Corintios 5 e romanos 14
A descrição encaixa-se no conceito de galardão (GREGO: misthos), que transmite a ideia de remuneração pelo trabalho feito, ou aquilo que alguém ganhou por meio de suas ações.
No caso da palavra COROA (grego stefhanos) também significa premiação.
Mas, nenhuma destas afirmações é considerada como a oferta de salvação, que é um dom gratuito baseado na graça divina, e não no mérito humano (Rm 3.24; Ef 2.8-9; Tt 3.5).
Acredito até que um crente poderá receber mais de uma coroa, eu creio assim, dessa forma. Pelo seu muito esforço em prol do reino, assim como também em grande parte creio que não receberão nada nesse grande dia, ou algo semelhante a quase nada, aquele que pouco fez, podendo até ter ressentimento, vergonha disso, mas nunca tristeza como hoje possuímos por se tratar de corpos glorificados.
--------------------------------
A Bíblia fala sobre tipos de galardões ou coroas, nomeando-as da seguinte forma:
A coroa incorruptível: Lemos no texto em 1 corintios 9.25 acerca dessa coroa para quem vive uma vida íntegra, e reta. Se esforça para santificação com a ajuda do Espirito Santo
- 1 Coríntios 9.27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
- 2Tm 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
- A coroa da justiça: Que os justos receberão, acredito que todos os justificados por Cristo terão uma coroa e já a possuem no reino espiritual visivelmente pelo seres espirituais. (Anjos e Demônios). Jesus adverte: Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa é um versículo da Bíblia, Apocalipse 3:11 /
Efésios 2.6 nos diz: Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus
MAS, ESSA COROA COMO GALARDÃO NÃO É A JUSTIFICAÇÃO DO CRENTE MAS A (RECOMPENSA DAS OBRAS) PAULO DIZ AQUI: 2TM 4.8 / Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
- A Coroa da Justiça é um conceito cristão que representa a recompensa divina para os fiéis que perseveram na fé e nas boas obras.
- A Coroa da Justiça é uma recompensa eterna reservada aos fiéis que vivem uma vida de retidão e obediência aos ensinamentos da Palavra de Deus. Ela representa a plenitude da felicidade e a recompensa por uma vida de fé e comportamento cristão fiel e verdadeiro. 1 Tessalonicenses 5.23
A coroa de alegria: Qualquer obra feita aqui na terra não produz festa no céu, mas um pecador se arrependendo se dá uma festa no céu. Para os que ganham almas preste atenção nessa escritura: 1Tessalonicenses 2.19 / Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? É uma premiação futura, e regozijo para essa vida, alegria indizível para quem ganha almas.
- Provérbios 11:30 diz: O fruto do justo é árvore de vida, e aquele que ganha almas é sábio.
A coroa da Glória: (1Pe 5.1- 4 / Hebreus 13. Vs 7 e Vs 17). Essa é a coroa galardão para os pastores e líderes que se dedicam ao povo de Deus, que não faz nada relaxadamente.
- Esta ideia também é expressa na passagem de Pedro. Nós lemos que aqueles que pastoreiam o rebanho de Deus corretamente irão também receber uma recompensa além do dom da salvação. Uma “incorruptível coroa de glória.
A coroa da vida: Essa coroa está baseada nas obras dos mártires pela mensagem de Cristo.
- Veja apocalipse 2. 8-10 / Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.
- Hebreus 11. 34 - 38 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
--------------------------------
Conclusão: A Bíblia também diz que Deus muda e forma cada crente de acordo com a sua vontade, e que cada um receberá um galardão de acordo com o seu trabalho.
Para que o crente receba o seu galardão, é preciso que as suas obras passem por uma provação, pelo fogo que será o próprio Cristo glorificado (labareda de fogo como no deserto) como lemos em primeira coríntios 3. 12-15.
Se a obra permanecer após a provação, o crente receberá o seu galardão, se a obra se queimar o mesmo será salvo, porém não recebera galardão.
Errata ( Textos corretos = Colossenses1.13 / colossenses 3.23 – Foi dito filipenses 1.13 / 1 tessalonicenses 3.23)
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG