A igreja gloriosa
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG
20 Setembro, 2024
Sabemos que a igreja gloriosa do futuro é a igreja que hoje passa por tribulações, perseguições e supera as barreiras e os obstáculos, marchando rumo ao alvo.
Todos nós, já participantes de parte da glória vindoura pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, lutamos contra o pecado para sermos apresentados como noiva; pura e imaculada ao Senhor Jesus Cristo.
É bem real que todos nós já recebemos bênçãos e dons espirituais em Cristo, mas ainda não podemos gozar de tudo aquilo que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam. Um dos princípios que podemos acrescentar a este texto é: Quem quer ser honrado, será primeiro experimentado. Se o próprio Senhor Jesus primeiro experimentou o sofrimento para depois ser glorificado, é natural que todos nós como igreja e discípulos de Cristo também venhamos a ser aperfeiçoados nesta expectativa.
Humilhação e glória, sofrimento e recompensa, provações e vitorias. A bíblia nos diz claramente: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos” (1 Cor 15.19-21).
As perseguições sobre aqueles que seguem a Cristo, decorrem deste fato. Sabemos que aqui não é nossa pátria. Declaramos que temos a visão de uma pátria celestial, bem mais afortunada e gloriosa do que todos os bens terrenos. Aquele que vive somente na esperança de receber bens neste mundo jamais suportará as provações. Não alcançará a gloria que está por vir.
Tanto a história Bíblica, como a história secular tem em seus registros a perseguição aos cristãos que verdadeiramente estão a serviço do Reino de Deus. Muitos pagaram com sua vida por que defendiam a pureza e simplicidade do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Todos aqueles que ao longo do cristianismo têm testemunhado do poder e da essência do evangelho genuíno sofre as mais severas perseguições.
Mas a outra vertente da igreja do Senhor, ou seja, o outro modo de vida dentro do evangelho que tem se moldado segundo o curso deste mundo não sabe o que está perdendo. Pelo menos por hora ainda não entenderam a tamanha glória que está para ser revelada àqueles que renunciam o mundo com suas paixões e concupiscências. A igreja que se amolda aos poderes temporais e terrenos buscando conciliar seu interesse em dois reinos não conhece nada sobre o Reino de Cristo, e com certeza como disse acima; perde de vista a gloria futura.
A base de nossa certeza torna-se as próprias palavras de Jesus Cristo. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14. 1-3). Por isso apoiado nesta esperança da glória de Deus podemos vencer o mundo e o pecado.
Esperança. Esta palavra resume a nossa certeza e convicção. Sabemos que um dia estaremos com Ele. Jesus não usou esta palavra “esperança”. Mas Pedro, faz menção dela no seu primeiro discurso (At. 2.26). O apóstolo Paulo a empregou 43 vezes começando por atos (24.15) e dando seqüências em suas cartas, exceto a Filemom e 2ªTimóteo.
O verdadeiro cristão vence as provações, porque está certo de que o Senhor o aguarda. Lemos na Bíblia que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz a experiência, e a experiência por sua vez produz a esperança. Logo se vê que sem tribulação não há aperfeiçoamento. A esperança da gloria é o segredo do cristão diante das dificuldades e também o firme propósito de desapegar das coisas deste mundo. Viver para o Senhor, como disse o apóstolo Paulo. Já não sou quem vivo mais Cristo vive em mim.
Só assim meu irmão/irmã podemos viver uma vida de santidade. Vivendo como os primeiros cristãos viviam. Esperando a volta de Cristo a cada segundo. Não se envolvendo em negócios deste mundo. Mais esperando com a cabeça erguida a volta do Senhor Jesus. ...”exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lc 21.28b).
Que o Senhor nos abençoe.
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG
Compartilhe