Serie: Os dons espirituais. O dom de interpretação das línguas
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG
27 Outubro, 2024
O dom de interpretação das línguas / Esboço da mensagem
Dons de revelação: Palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimentos de espírito
Dons de manifestação para curar: Dom da fé, dom de milagres, e dom de cura
Nós não começamos seguindo a lista, e hoje veremos um dos dons chamados dom de locução ou expressão vocal, fala, ele se classifica entre os dons: de profecia, línguas e interpretação das línguas.
Línguas e interpretação das línguas não é profecia, mas um dom do espirito que capacita o crente em Jesus a entender o que se fala em outra língua, tanto para sua edificação como a edificação de várias pessoas quando é usado na igreja. Glossolalia / línguas estranhas Xenolalia / línguas em idiomas
O que estamos estudando é a glossolalia
---------------------------------------------- 1 / A profecia se destaca desse dom de interpretação biblicamente
- A profecia não precisa de interpretação quando falada a outra pessoa ou a igreja. A diferença é bíblica e está escrito: De sorte que as línguas não são um sinal, para os fiéis, mas para os infiéis = atos 2; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 1Cor. 14.22. (Nós já vimos isso algumas semanas atrás.
A interpretação das línguas é necessária e fica evidente que não é uma profecia, mas pode alguém dizer ou desejar igualar ela com a profecia, mas um dom a parte e não o mesmo.
A profecia já era vista no antigo testamento, por meio dos profetas, das escolas de profetas, porém a língua estranha ou outras línguas não se manifestava, nem se conhecia ainda.
1Samuel 19.19-23
--------------------------- 2 / A interpretação das línguas é um dom, sobrenatural, para esclarecer algo sobrenatural
- Pode ser pessoal ou necessitar de outra pessoa participar junto a esse dom. Uma fala em línguas e outro interpreta as línguas. E também existe a necessidade de estar em espirito, e não na carne.
- Por que esse dom pode ser também pessoal, por que edifica a si mesmo, O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo 1cor 14.4 / e também a igreja 1 coríntios 14.5
O dom de interpretação é o menor de todos os dons, pois depende de outro dom, o dom de línguas. Ele não opera sozinho. 1 Cor 14.5 / E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
- A interpretação é como um mandamento para aquele/aquela que deseja o dom de línguas: 1Coríntios 14.13 / Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
- Entenda que interpretação não é tradução das línguas, uma rajada de língua entranha breve, pode ser trazida por uma intepretação extensa. Uma rajada de língua estranha que dure 3 segundos, por trazer uma interpretação daquela língua por um ou dois minutos de fala pública e inteligível.
(Falar minha crítica ao vídeo Luciano subira e apóstolo Judá bertelli)
-------------------------------------- 3 / Proposito desse dom de interpretação das línguas
- Fazer conhecido a nós ou a igreja o que esse dom transmite ou o que a língua falada transmite.
- 1 coríntios 14. 27-28 / E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
- 1 coríntios 14.2 / Por que o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
- Outra coisa aqui a ser lembrada é a própria pessoa que fala pode interpretar. 1Coríntios 14.13
- Deve ser lembrado aqui que todos podem falar, mas em culto público não mais de 3 pessoas e que haja interprete. Portanto diz Paulo que esse período de manifestação deve ser respeitado para ordem no culto público.
(Testemunho meu)
Nada há de errado com alguém que fala e interpreta o que fala, poder ser de uma vez, esperando o que fala em línguas terminar para se dar a interpretação, ou pode ser pausadamente. Fala em linguas e interpreta, ou haja alguém que interprete....
----------------------------------------------
Conclusão: Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1Corintuos 14. 39-40