Igreja Batista da Provisão

SÉRIE: O APÓSTOLO PAULO I NO MINISTERIO PRECISAMOS DE IRMÃOS E NÃO DE AMIGOS

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 28 Fevereiro, 2025

Essa é uma série onde encontramos mensagens acerca da vida e ministerio do Apostolo Paulo. Um grande missionario do Senhor, que muito nos ensina com sua vida e escritos.

1/Comissionados pelo Espírito Santo, Paulo e Barnabé, seguem viagem acompanhados por João Marcos.

- Barnabé e Saulo, segue seu chamado, indo com eles o auxiliar João Marcos. Aqui a palavra é hyperetes; literalmente, sub-remador. Este termo indica um servo que está subordinado a uma autoridade. João Marcos não era o pregador deste grupo, mas aquele que ajudava os dois homens mais velhos. (Atos 12:12-25)

- Os missionários evangelizaram durante a sua caminhada através da ilha, do leste para o oeste, e finalmente chegaram a Pafos, que era a sede do governo romano em Chipre

- Atos 13.13 / E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 
- Paulo e Barnabé deixaram as pantanosas terras baixas e subiram a região montanhosa da Galácia. Por quê? Na epístola aos Gálatas, Paulo sugere uma resposta. Ele diz: Vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos preguei o Evangelho a primeira vez (Gl 4:13).

- Os judeus, em virtude de sua conexão com as promessas, tiveram o evangelho primeiramente pregado a eles; mas a conversão do Consul Sérgio Paulo através do ministério de Paulo e Barnabé, vai marcar, de maneira especial, o início do trabalho entre os gentios. 

- A conversão do proconsul marca o ministério de Paulo aos gentios mais também sua pregação às autoridades existentes no mundo da época. 

- O proconsul era, evidentemente, um homem prudente e pensativo, e sentiu a necessidade de sua alma. Ele chama a Barnabé e a Saulo, e deseja ouvir a Palavra de Deus. Mas Elimas, o encantador, resiste a eles. (Aqui vemos uma ação diabólica e Paulo tem esse discernimento)

- Elimas sabia bem que, se o governador recebesse a verdade que Paulo pregava, ele perderia sua influência na corte. Ele, portanto, procura afastar o proconsul da fé. 

- Mas Paulo, em dignidade consciente e no poder do Espírito Santo, fixando os olhos nele (Atos 13:9-12), e em palavras de mais fulminante indignação, o repreende na presença do governador. 
Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? 

- Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor. 

- O poder de Deus acompanha a palavra de Seu servo, e a sentença pronunciada é executada no mesmo instante. O proconsul que poderia hoje ter cargo como conhecido por nós de um deputado fica tomado pela glória moral da cena, e se submete ao evangelho.

- Neste Barjesus ou (Elimas) vemos uma figura dos judeus no tempo presente, acometidos de cegueira por algum tempo, por causa dos ciúmes da influência do evangelho. A fim de preencher a medida de sua iniquidade, eles resistiram à pregação do evangelho, e esse evangelho veio a ser a porta de salvação para os gentios. 
---------------------------------------
2 / Durante essa primeira missão entre os gentios, um grande e abençoado trabalho foi feito em Antioquia e Antioquia da Pisídea.
Atos 13.16 / E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: Até o momento, tinha sido "Barnabé e Saulo". Mas de agora em diante será "Paulo e Barnabé".

- Uma nova etapa na história do apóstolo Paulo. Aqui seu nome Saulo passa a ser Paulo; e agora com exceção de Jerusalém (Atos 15: 22) não vemos mais dizer Barnabé e Saulo, mas sim Paulo e os que estavam com ele (Atos 13:13). 

- Ele toma a dianteira; os outros são apenas aqueles que estão com Paulo. Não é mais Paulo com os outros e sim Paulo como o líder levantado por Deus

- O culto à deusa Astarte pelas mulheres da cidade de Antioquia chocava os cristãos, de forma que foi abolido por Constantino. A maioria da população era síria (gentios), embora houvesse numerosa colônia judaica. A cultura era tipicamente grego-helenista.

- Lendo e coparando Atos 13 e 14. Muitos lugares foram visitados, igrejas foram plantadas, anciãos foram nomeados, a hostilidade dos judeus manifestada, e a energia do Espírito Santo demonstrada no poder e progresso da verdade.

- ANTIOQUIA VIMOS NA MENSAGEM PASSSADA E AGORA A ANTIOQUIA DA PISÍDIA SERA MENCIONADA= ATUAL: TURQUIA

- Foi uma das diversas cidades que receberam o nome de Antioquia, fundadas por Seleuco I Nicátor (r. 312–280 a.C.), em honra a seu pai, Antíoco.

- Tinha recebido a posição de colônia romana e era a cidade principal da área conhecida como Frígia Galácia (por estar localizada na porção da Frígia abrangida pela província romana da Galácia). Assim era uma colônia e um posto militar avançado dos romanos, sendo a cidade mais importante da Galácia do Sul.

- Ficava situada em uma importante rota comercial entre Éfeso e a Cilícia, e era importante centro do Helenismo. Foi o imperador romano Augusto que concedeu-lhe privilégios de colônia romana.

- A cidade de Antioquia da Pisídia é mencionada por quatro vezes na Bíblia, no capítulo 13 e no capítulo 14 de Atos, e também no capítulo 3 da Segunda Epístola a Timóteo.

- Foi visitada pela primeira vez pelo apóstolo Paulo e por Barnabé logo após João Marcos se apartar deles em Perge, nessa primeira viagem missionária. Ao chegarem ali, Paulo discursou na sinagoga da cidade (Atos 13:16-41). A bíblia diz assim: E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: Atos 13.16

- Mais foi colocado para fora dali pelos judeus. Veja o que diz a Bíblia: Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. (Atos 13.50)

- Após oposição dos judeus, eles tiveram que sair da cidade e partiram para Icônio. La pregando o evangelho ouve uma cura milagrosa de um homem coxo. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: Atos 14.9-10

- Vendo isso as multidões quiseram adorar a Paulo e Barnabé como sendo deuses. E os judeus enfurecidos quiseram matar Paulo. Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14.19
No retorno dessa primeira viagem missionária passaram novamente por Antioquia da Pisídia confirmando o ânimo dos discípulos (Atos 14:22).

- Alguns anos depois a Epístola aos Gálatas foi escrita pelo apóstolo Paulo para os cristãos dessa região. E em II Timóteo 3:10-12 Paulo fala à Timóteo sobre as perseguições sofridas nessa cidade.

Continua na proxima mensagem de culto de doutrina...

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG

Compartilhe

COMO CAIRAM OS TEUS VALENTES NA BATALHA I 2 SAMAUEL 1.25

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 19 Abril, 2025

O TABERNÁCULO E A PESSOA DE CRISTO

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 04 Abril, 2025

MATADORES DE GIGANTES

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 18 Março, 2025

HAVERÁ TRISTEZA, DOR OU PERDA DE SALVAÇÃO NO TRIBUNAL DE CRISTO

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 07 Dezembro, 2024

Deus risca meu nome do livro da vida se eu vier a pecar

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 13 Setembro, 2024

As folhas da árvore são para a CURA dos POVOS (Apocalipse 22:2)

As folhas da árvore são para a CURA dos POVOS (Apocalipse 22:2) 07 Setembro, 2024


INSTALE NOSSO APP






Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Rio Grande
75648pm
dom, 7 de Julho
7:28am 10:08 5:37pm