Culto de doutrina: Livro Malaquias. O livro: A autoria de Malaquias é tema de muita discussão. Os estudiosos estão divididos quanto a ser “Malaquias” o nome de uma pessoa ou simplesmente um título. A Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento) sugere algo diferente do que um nome pessoal. A septuaginta traduz a frase “Malaquias” como “ou apenas mensageiro”.
O livro de Malaquias deve datar do tempo de Esdras e Neemias. A referência ao (governador 1.8) localiza o livro no período persa e a ênfase de Malaquias dada à lei (Ml 4:4) indicaria o período do ministério de restauração, de Esdras e Neemias devido à importância e autoridade da lei (Ed 7:14,25,26; Ne 8:18).
Malaquias inicia com uma prova do amor pactual de Deus (1.2-5) onde fizemos a leitura hoje.
Malaquias o profeta dá grande importância ao tema da aliança. As Referências explícitas incluem: a aliança de Levi (2.7-9), a aliança dos pais (2.10), a aliança do matrimônio (2.14), e o Anjo da Aliança (3.1).
Além dessas referências diretas, segundo as alianças quebradas, a gravidade da incompetência e infidelidade dos sacerdotes é vista como resultado da falha na fidelidade à aliança entre o povo comum. Vejamos: profanaram a aliança (2.10), eram infieis em seus matrimônios (2.10-16) e em seus relacionamentos sociais (3.5).
A menos que se arrependam (3.7) pois, sem arrependimento estavam sob a maldição de Deus (3.9; Lv 26:14-46; Dt 28:15-68).
Vejamos 4 pontos sobre o livro de Malaquis e sua escatologia. Veremos 2 nesse culto e mais 2 pontos em outro culto posterior.
-----------------------------
1 / A profanação da aliança e do sacerdócio.
A expectativa era que a nação encontrava-se a ponto de recuperar a glória perdida do reino de Davi. O solo ficaria milagrosamente fértil e as cidades, populosas. Logo surgiria o rei ideal, e todas as nações iriam a Jerusalém para servir ao Senhor. Porem interpretaram as profecias de forma errada, elas se referem a Jesus e a sua vida, sua morte, ressurreição, volta para o pai, seu retorno à terra na segunda vinda para o reino milenar.
- O Livro COMEÇA Denunciando os Pecados do Povo que Voltou do Cativeiro Babilônico
- O filho honra o pai, e o servo ao seu senhor.
Ml 1:6 - Se eu sou pai, onde está a minha honra? E se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? diz o Senhor dos Exércitos.
I. As dúvidas de Israel quanto ao amor de Deus por ele (1.1-5)
II. Degeneração do sacerdócio (1.6—2.9) / Desrespeito por Deus no altar (1.6-14)
-----------------------------------------------
2 – A denúncia do profeta com relação ao fracasso do povo e dos sacerdotes
- Negligência à lei de Deus (2.1-4)
- O fracasso de Israel quanto às práticas matrimoniais e Casamento com mulheres idólatras (2.10-16)
- O divórcio de mulheres israelitas (2.13-16)
Assista o vídeo abaixo com a primeira parte da mensagem. Continua no proximo culto. O PROFETA MALAQUIAS E A ESCATOLOGIA BIBLICA PARTE 2
Pr Adélcio Ferreira - IBPMG