Texto Gálatas 1.11-12 / A VISITA A JERUSALÉM E A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONARIA
A antiga cidade de Damasco está intimamente conectada à conversão, ministério e história do apóstolo Paulo. Além disso, ela é notável no decorrer de toda a Escritura.
Supõe-se que Damasco seja a cidade mais antiga do mundo. De acordo com Flavio Josefo um historiador Judeu ela foi fundada por Uz, o filho de Arã, e neto de Sem (Gênesis 10:23).
A cidade é mencionada pela primeira vez nas Escrituras em conexão a Abraão, cujo mordomo era um nativo de Damasco: o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer (Gênesis 15:2).
A cidade é, portanto, um elo entre a era patriarcal e os tempos modernos. Sua beleza e riqueza têm sido proverbiais por mais cinco mil anos. Os reis de Nínive, Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma a conquistaram, e ela prosperou sob cada dinastia, e sobreviveu a todas elas; mas ela deve seu principal brilho e fama ainda hoje a seu eterno memorial junto ao nome do apostolo Paulo.
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1 / A Primeira Visita de Saulo a Jerusalém (por volta de 39 d.C.)
- O apóstolo está agora em Jerusalém a cidade santa de seus pais a metrópole da religião judaica, e o reconhecido centro do cristianismo. Mas quanto mudou sua própria posição desde que ele começou sua memorável jornada a Damasco! Não é mais um perseguidor, nem deseja cartas para prender os cristãos.
- Após passar quinze dias com Pedro e ter visto a Tiago, a bíblia diz que: os irmãos “o acompanharam até Cesareia, e o enviaram a Tarso. Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” (Atos 9:30-31).
Gálatas 1. 18-19 / Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
- Por enquanto o adversário é silenciado. A paz reina por meio da bondade de Deus. A perseguição cumpriu os propósitos de Sua graça. Os dois grandes elementos da bênção, o temor do Senhor e a consolação do Espírito Santo, estão presentes na igreja do Senhor.
- Enquanto Saulo estava em Tarso, sua terra natal, a boa obra do Senhor estava fazendo grande progresso na Antiquia. Dentre aqueles que foram dispersos pela perseguição que se levantou por causa de Estêvão, havia “homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.” (Atos 11:20-21).
- À medida que a obra de Deus crescia, Barnabé, sentindo a necessidade de ajuda pensou em Paulo que estava isolado e fazendo tendas novamente em Damasco; e, guiado pelo Senhor, partiu à sua procura.
- Tendo-o encontrado, o trouxe à Antioquia; e ali eles trabalharam juntos por todo um ano, tanto nas assembleias dos crentes quando entre o povo. Barnabé ainda assume a liderança, pois lemos de Barnabé e Saulo. Mais tarde, a ordem muda e lemos Paulo e Barnabé. (Atos 11. 22.26)
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2 / A Segunda Visita de Saulo a Jerusalém (por volta de 44 d.C.)
- Deus vai criar a oportunidade de Paulo se apresentar em Jerusalém. Se a primeira ele foi por sua vontade, agora vai guiado pelo Espirito de Deus. (Atos 11:28-30)
- Encarregado desse serviço (levar provisões para os irmãos de Jerusalém, conforme visto no final da seção anterior), Barnabé e Saulo sobem a Jerusalém. Até agora, Jerusalém é considerada o centro da obra, embora agora estivesse rapidamente se estendendo aos gentios.
- Atos 13 abre diante de nós uma ordem de coisas inteiramente nova em conexão à obra apostólica, e faremos bem em observar tão grande mudança.
- O grande fato a ser observado aqui é o lugar que o Espírito Santo toma ao chamar e enviar Barnabé e Saulo. Não se trata mais de Cristo na Terra com Sua autoridade pessoal comissionando apóstolos, mas agora trata-se do Espírito Santo fazendo isso.
Apartai-me, disse o Espírito, a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado... E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. (Atos 13:2,4)
- Isto não significa, é claro, que podia haver alguma mudança no que diz respeito à autoridade ou poder, quer do Senhor quer do Espírito, mas seu modo de agir agora mudou.
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3 / A Primeira Viagem Missionária de Paulo (por volta de 48 / 50 d.C.)
- Autoridade de Deus sobre a obra missionaria aos gentios:
Antes de nos ocuparmos com os apóstolos em sua viagem, cabe aqui uma observação sobre como as coisas mudaram. Devemos observar, que eles partiram, não do velho centro, Jerusalém, mas da Antioquia, uma cidade de gentios. Isto é significativo.
- Jerusalém e os doze perderam a posição quanto à autoridade e poder para com o exterior. O Espírito Santo chama a Barnabé e Saulo para a obra, os prepara para isto, e os envia, sem a jurisdição dos doze.
- Barnabé foi, por algum tempo, o companheiro mais próximo de Saulo. Ele era um levita da ilha de Chipre. Ele tinha sido chamado logo no início da história da igreja para seguir a Cristo, e possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.” (Atos 4:37).
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Continua...
Pr. Adélcio Ferrira - IBPMG