Igreja Batista da Provisão

A TERCEIRA VISITA DE PAULO A JERUSALÉM (ANO 50 d.c)

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 13 Março, 2025

 Atos 15 / SÉRIE: O APÓSTOLO PAULO I A TERCEIRA VISITA DE PAULO A JERUSALÉM (ANO 50 d.c).

Nos vimos na mensagem anterior até  Barjesus (Elimas), nel apodemos ver além de oposição demoníaca a figura de oposição dos judeus nos tempos de Paulo e até os dias atuais, acometidos de cegueira até chegar para eles o tempo de Deus, por causa dos ciúmes da influência do evangelho. 

A fim de preencher a medida de sua iniquidade, eles resistiram à pregação do evangelho aos gentios. 
Em oposição à graça e buscando destruir seus efeitos sobre os gentios, eles foram acometidos de cegueira espiritual; no entanto, apenas por um tempo, para que não lhes resplandeça a gloria de Deus em Cristo.

Romanos 9. 1-3 / Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
-------------------------------------
1 / Durante essa primeira missão entre os gentios, um grande e abençoado trabalho foi feito em Antioquia e Antioquia da Pisídia.
- Uma nova etapa na história do apóstolo Paulo começa. Aqui seu nome Saulo passa a ser Paulo; e agora com exceção de Jerusalém (Atos 15: 22) não vemos mais dizer Barnabé e Saulo, mas sim Paulo e os que estavam com ele (Atos 13:13). 

- Ele toma a dianteira; os outros são apenas aqueles que estão com Paulo. Não é mais Paulo com os outros e sim Paulo como o líder levantado por Deus

- O culto à deusa Astarte pelas mulheres da cidade de Antioquia chocava os cristãos, de forma que foi abolido por Constantino. A maioria da população era síria (gentios), embora houvesse numerosa colônia judaica. A cultura era tipicamente grego-helenista. Atos 6. (Grego helenistas=Na Bíblia, os helenistas eram judeus que adotaram a cultura grega, combinando a fé judaica com a cultura dominante. Tempos de Alexandre o grande).
Até aqui nós temos: A Antioquia da Síria, que é a terceira maior cidade do Império Romano.

- Lendo e comparando Atos 13 e 14. Muitos lugares foram visitados, igrejas foram plantadas, anciãos foram nomeados, a hostilidade dos judeus manifestada, e a energia do Espírito Santo demonstrada no poder e progresso da verdade.

- ANTIOQUIA DA SIRIA VIMOS ACIMA E NA MENSAGEM PASSSADA E AGORA A ANTIOQUIA DA PISÍDIA SERA MENCIONADA= Atualmente: TURQUIA

- Essa cidade recebeu a posição de colônia romana e era a cidade principal da área conhecida como Frígia Galácia (por estar localizada na porção da Frígia abrangida pela província romana da Galácia). Assim era uma colônia e um posto militar avançado dos romanos, sendo a cidade mais importante da Galácia do Sul.

-Ficava situada em uma importante rota comercial entre Éfeso e a Cilícia, e era importante centro do Helenismo. Foi o imperador romano Augusto que concedeu-lhe privilégios de colônia romana.

- A cidade de Antioquia da Pisídia é mencionada por quatro vezes na Bíblia, no capítulo 13 e no capítulo 14 de Atos, e também no capítulo 3 da Segunda Epístola a Timóteo. Guarde isso para seus estudos: 

- Foi visitada pela primeira vez pelo apóstolo Paulo e por Barnabé logo após João Marcos se apartar deles em Perge, nessa primeira viagem missionária que ainda estamos vendo os efeitos dela. Ao chegarem ali, Paulo discursou na sinagoga da cidade (Atos 13:16-41). 

Aqui os judeus puseram Paulo e Barnabé para fora da cidade. 
Atos 13. 49-50 / E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
-----------------------------
2 / COM O AVANÇO DO EVANEGLHO NAQUELA REGIÃO A OPOSIÇÃO TAMBÉM SE LEVANTA.
- Indo ele para Icônio pregam na sinagoga deles Paulo e Barnabé , recebem ameaças de apedrejamento por causa da multidão que atendia a pregação do evangelho. 
Atos 14.6-7 diz assim: Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; E ali pregavam o evangelho.

- Em Listra um aleijado de nascença foi curadoe idolatraram Paulo e Barnabé. 

- Atos 14. 11-12 / E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.

- Por causa disso saíram dali perseguidos, pois além da idolatria que exerceram na vida de Paulo e Barnabé, os judeus incitaram a multidão e quase mataram Paulo ali.
Atos 14.19 / Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. 

-No retorno dessa primeira viagem missionária passaram novamente por Antioquia da Pisídia confirmando o ânimo dos discípulos (Atos 14:22).
Sempre em frente meus amados, para trás nem para tomar galeio. 

- Quem esperar nos homens vai se frustrar e voltar como João Marcos fez.  Paulo diz quando esteve em julgamento: 2Timoteo 4. 16-17 / Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.  
Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. 
--------------------------------------
3 / O PRIMEIRO CONCILIO DA IGREJA DO SENHOR SE DÁ COMA TERCEIRA IDA DE PAULO A JERUSALÉM.
- Esse concílio está descrito no capítulo 15 dos Atos dos Apóstolos.
Paulo, guiado por Deus, sobe a Jerusalém, e leva com ele Tito. Perante a face dos doze apóstolos, e de toda a igreja, ele traz a Tito, que era grego, e que não tinha sido circuncidado. (O líder precisa ter ousadia)

- Isto foi um passo ousado introduzir um gentio, e incircunciso, no próprio centro de um judaísmo intolerante! Mas o apóstolo foi lá por revelação. Ele tinha comunicações positivas, vindas de Deus, sobre o assunto. Foi a maneira divina de decidir a questão, de uma vez por todas, entre ele mesmo e os cristãos judaizantes. 

- Quando eles chegaram a Jerusalém, encontraram a mesma dificuldade não apenas nas mentes de alguns poucos irmãos inquietos, mas no próprio seio da igreja. 

- A fonte da confusão estava lá, não entre judeus incrédulos, mas entres aqueles que professavam o nome de Jesus. Atos 15:5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

- Uma vez que a luta externa passou, a luta agora é interina, veja como é difícil dirigir uma igreja e precisamos de muita sabedoria de Deus.

- Podemos aqui chamar de o primeiro Concílio da Igreja em Jerusalém foi uma reunião de líderes cristãos que aconteceu por volta de 48–50 d.C. O objetivo era decidir se os gentios (não-judeus) deveriam seguir as leis de Moisés. 

- O que foi decidido: Os gentios convertidos ao cristianismo não eram obrigados a seguir a maioria das leis da Lei Mosaica. Atos 15. 28-29

- Foram mantidas as proibições de comer sangue, carne contendo sangue, carne de animais estrangulados, e de fornicação e idolatria.

- Quem deu as premissas nesse concilio: Pedro, João e Tiago, os pilares da Igreja de Jerusalém, presidiram o concílio, junto aos anciãos do povo. Atos 15.6
Tiago, irmão de Jesus, propôs uma solução intermediária, sugerindo que os gentios se abstivessem de quatro coisas relacionadas à Lei de Moisés. 

Relatos do concílio também podem ser encontrados na carta de Paulo aos Gálatas (capítulo 2. 1-5)

- Este passo era necessário, como ele diz: “E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. (Gálatas 2:4-5).

-O líder defende sua igreja, não a abandona, se necessário for com sua vida, como disse o próprio Senhor Jesus. O pastor dá a vida por suas ovelhas.

Continua na proxima mensagem. Para assistir a toda série acesse aqui >> Serie o apostolo Paulo, sua vida e ministeiro.

 

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG

 

Compartilhe

COMO CAIRAM OS TEUS VALENTES NA BATALHA I 2 SAMAUEL 1.25

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 19 Abril, 2025

O TABERNÁCULO E A PESSOA DE CRISTO

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 04 Abril, 2025

MATADORES DE GIGANTES

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 18 Março, 2025

HAVERÁ TRISTEZA, DOR OU PERDA DE SALVAÇÃO NO TRIBUNAL DE CRISTO

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 07 Dezembro, 2024

Deus risca meu nome do livro da vida se eu vier a pecar

Pr Adélcio Ferreira - IBPMG 13 Setembro, 2024

As folhas da árvore são para a CURA dos POVOS (Apocalipse 22:2)

As folhas da árvore são para a CURA dos POVOS (Apocalipse 22:2) 07 Setembro, 2024


INSTALE NOSSO APP






Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Rio Grande
75648pm
dom, 7 de Julho
7:28am 10:08 5:37pm